A Deusa Atena

Atena: deusa da sabedoria e das artes, estrategista e  “filha do pai”.

Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes, conhecida pelos romanos como Minerva. Da mesma forma que Ártemis, Atenas era uma deusa virgem, dedicada à castidade e ao celibato. Era majestosa e bonita deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima, Atenas. Era a única deusa olímpica retratada usando couraça, com a pala de seu capacete voltada para trás para mostrar a sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

Condizendo com seu papel como deusa que presidiu às estratégias da batalha na época da guerra e às artes domésticas em tempo de paz, Atenas era também apresentada com uma lança numa das mãos e uma tigela ou uma roca na outra. Era a protetora das cidades, das forças militares, e deusa das tecelãs, oleiras e costureiras.

Atenas foi frequentemente retratada com uma coruja, ave associada com a sabedoria e de olhos proeminentes – duas de suas características. Cobras entrelaçadas eram apresentadas como um modelo no debrum de sua capa.

As habilidades b’rlicas e domésticas associadas com Atenas envolvem planejamento e execução, atividades que requerem pensamento intencional. A estratégia, o aspecto prático e resultados tangíveis são indicações de qualidades e legitimidade de sua sabedoria própria. Atenas valoriza o pensamento racional e é pelo domínio da vontade e do intelecto sobre o instinto e natureza. Sua vitalidade é encontrada na cidade; para Atenas (em contraste com Ártemis), a selva deve ser subjulgada e dominada.

Genealogia e mitologia

O ingresso de Atenas na companhia dos deuses olímpicos foi dramático. Ela saltou da cabeça de Zeus como mulher adulta, usando flamejante égide de ouro, com uma lança aguda em uma das mãos, emitindo um poderoso grito de guerra. Em algumas versões seu parto assemelha-se a uma operação cesariana dolorosa – Zeus foi atormentado por dor de cabeça torturante originária do “parto” e foi ajudado por Hefesto, o deus da forja, que lhe abriu o crânio com um machado de dois gumes, dando espaço para que Atenas nascesse.

Atenas considerava-se portadora de um só genitor, Zeus, com quem esteve associada para sempre. Foi o braço direito de seu pai, a única deusa olímpica a quem ele confiou seu raio e égide, símbolos de seu poder.

A deusa não conheceu sua mãe, Métis. Na verdade, Atenas parecia não ter consciência de que tinha mãe. Como relata Hesíodo, Métis foi a primeira esposa real de Zeus, uma divindade do oceano que ficou reconhecida por sua sabedoria. Quando Métis estava grávida de Atenas, Zeus a enganou tornando-a pequenina e a engoliu. Foi profetizado que Métis teria dois filhos muitos especiais: uma filha igual a Zeus em coragem e sábia resolução, e um filho, um rapaz de coração totalmente cativante, que se tornaria rei dos deuses e dos homens. Ao engolir Métis, Zeus contrariou o destino e assumiu o controle dos atributos dela como se fossem seus.

Atenas tomou o partido da patriarquia. Deu o voto decisivo a Orestes, na primeira disputa em sala de tribunal da literatura ocidental. Orestes tinha matado sua mãe Clitemnestra para vingar o assassínio de seu pai Agamêmnon. Apolo falou em defesa de Orestes: ele alegou que a mãe é apenas a nutridora da semente plantada pelo pai, proclamou o princípio de que o macho predomina sobre a fêmea e citou como prova o nascimento de Atenas, que não nascera do ventre de uma mulher. O voto dos jurados foi empatado quando Atenas deu o voto decisivo. Ela tomou o partido de Apolo, libertou Orestes, e colocou os princípios patriarcais acima das ligações maternas.

Na mitologia de Atenas apenas uma estória bem conhecida envolve o nome de uma mulher mortal. Ela é aracne, a quem Atenas transformou em uma aranha. Como deusa das artes, Atenas foi desafiada numa competição de destreza por uma tecelã presunçosa chamada Aracne. Ambas trabalharam com rapidez e habilidade. Quando as tapeçarias ficaram terminadas, Atenas admirou o trabalho impecável de sua competidora, mas ficou furiosa porque Aracne ousou ilustrar as desilusões amorosas de Zeus. Na tapeçaria, Leda está acariciando um cisne  – uma simulação para Zeus, que tinha entrado no dormitório da rainha casada disfarçado de cisne para fazer-lhe a corte. Um outro painel era de Dânae, a quem Zeus fecundou na forma de um chuvisco dourado; um terceiro representava a donzela Europa, raptada por Zeus disfarçado na forma de um majestoso touro branco.

O tema de sua tapeçaria era a ruína de Aracne. Atenas ficou tão enraivecida do que Aracne representou que rasgou em pedaços o trabalho e induziu Aracne a enforcar-se. Depois, sentindo pena, Atenas deixou Aracne viver, transformando-a em aranha, condenada para sempre em tecer. Observe-se que Atenas, muitíssimo defensora de seu pai, a puniu por tornar público o comportamento velhaco e ilícito de Zeus, mais do que pelo desaforo do próprio desafio.

O arquétipo de Atenas

Como deusa da sabedoria, Atenas era conhecida por suas estratégias vitoriosas e soluções práticas. Como arquétipo, Atenas é seguida pelas mulheres de mente lógica, governadas mais pela razão do que pelo coração.

Atenas é um arquétipo feminino: ela demonstra que pensar bem, manter a calma no ponto mais culminante de uma situação emocional e desenvolver boas táticas no meio do conflito são traços naturais para algumas mulheres. Tal mulher está sendo como Atenas, não agindo “como homem”. Seu aspecto masculino, ou animus, não está pensando por ela. Ela está pensando claramente e bem por si mesma. O conceito de Atenas como arquétipo do pensamento lógico desafia a premissa junguiana de que o pensar é realizado por uma mulher através de seu animus masculino, que se presume ser diferente de seu “ego” feminino. Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha como uma qualidade feminina relacionada com Atenas, ela pode desenvolver uma autoridade positiva, ao invés de se amedrontar de estar masculinizada, isto é, imprópria.

No meio de uma tempestade emocional, se a mulher puder invocar Atenas como um arquétipo dentro de si mesma, a racionalidade a ajudará a orientar-se.

A deusa virgem

As qualidades invulneráveis e íntegras de Ártemis aplicam-se da mesma forma a Atenas. Quando Atenas governa a psique da mulher, ela – como as mulheres que se assemelham a Ártemis ou Héstia – é motivada por suas próprias prioridades. Como o arquétipo de Ártemis, Atenas predispõe a mulher a enfocar aquilo que lhe interessa, em vez de enfocar as necessidades dos outros.

Atenas difere de Ártemis de Héstia no que diz respeito à deusa virgem que procurava a companhia dos homens. Em vez de separar-se ou retirar-se, ela aprecia estar no meio da ação e do poder masculino. O elemento da deusa virgem a ajuda a evitar as complicações emocionais e sexuais com os homens com os quais trabalha intimamente. Ela pode ser companheira, colega ou confidente dos homens, sem desenvolver sentimentos eróticos ou intimidade emocional.

O arquétipo de Atenas representa portanto uma versão da deusa virgem mais velha, mais amadurecida do que Ártemis. A orientação realista de Atenas para o mundo como ele é, sua atitude pragmática, sua conformidade aos padrões “adultos” (isto é, tradicionalmente recebidos) e a falta de romantismo ou de idealismo completam essa impressão de Atenas como epítome do “adulto sensível“.

A estrategista

A sabedoria de Atenas era a do general distribuindo forças ou a do magnata de negócios manobrando com perícia a competição. Foi a melhor estrategista durante a guerra de Tróia. Suas táticas e intervenções ganharam vitórias para os gregos no campo de batalha. O arquétipo de Atenas prospera nas arenas comerciais, acadêmicas, científicas, militares ou políticas.

Em qualquer caso, o arquétipo de Atenas governa as mulheres que sabem o que é ser “inevitável”, cuja inteligência é ligada ao prático e ao pragmático, cujas ações não são determinadas pela emoção ou dominadas pelo sentimento. Com Atenas em sua psique, a mulher lança mão ao que deve ser feito e imagina como alcançar o que quer.

Igualmente como Atenas é a mulher com um título de doutorado que é efetiva na academia. Alcançar o posto requer pesquisa, obter publicação, servir em comitês, receber concessões, saber qual é o jogo e fazer pontos. Para irem adiante, tanto as mulheres como os homens necessitam de mentores, patrocinadores e aliados.

As mulheres artesãs

Como deusa das artes Atenas envolvia-se em fazer coisas que eram ao mesmo tempo úteis e esteticamente agradáveis. Era muito notada por suas habilidades como tecelã, onde as mãos e o cérebro devem trabalhar juntos.

Para se fazer uma tapeçaria ou tecelagem, a mulher deve esquematizar e planejar o que fará e depois, fileira por fileira, cria-la metodicamente. Esse méodo é uma expressão do arquétipo de Atenas, que dá ênfase à previsão, planejamento, domínio da habilidade e paciência.

A “filha do pai”.

Enauqnto arquétipo da “filha do pai”, Atenas representa a mulher que tende naturalmente aos homens poderosos que têm autoridade, responsabilidade e poder, homens que se ajustam ao arquétipo do pai patriarcal ou do “homem patrão”. Atenas predispõe as mulheres a formar relacionamentos de mentoras com homens decididos que compartilham de seus interesses e de modos semelhantes de olhar as coisas. Ela conta com dedicação mútua. Como a própria Atenas, uma vez que dá a ele seu voto de fidelidade, ela se torna a sua mais ardente defensora ou seu “braço direito”, com crédito total para usar bem sua autoridade e proteger as prerrogativas dele.

A qualidade de filha do pai pode tornar uma mulher tipo Atenas uma defensora dos direitos patriarcais, que enfatizam a tradição e a legitimidade do poder masculino. As mulheres tipo Atenas comumente mantêm “status quo” e aceitam as normas estabelecidas como linhas mestras de comportamento. Tais mulheres são em geral politicamente conservadoras. Elas resistem à mudança. Atenas tem pouca compaixão pelos mal-sucedidos, oprimidos ou rebeldes.

O justo meio termo

Quando o arquétipo de Atenas é forte, a mulher mostra uma tendência natural de fazer todas as coisas com moderação para viver o “justo meio termo”, que era o ideal ateniense. Os excessos são em geral o resultado de sentimento intensos ou de necessidades, ou de uma natureza apaixonada, justa, temível ou cobiçosa, coisas que são antitéticas para a racional Atenas. O justo meio termo é também mantido pela tendência de Atenas de conduzir acontecimentos, notar efeitos, e mudar um curso de ação tão logo ele pareça improdutivo.

Atenas encouraçada

Atenas chegou ao cenário olímpico com esplêndida couraça dourada. E, na verdade, estar “encouraçada”é um traço de Atenas. As defesas intelectuais conservam tal mulher longe do sofrimento, tanto o próprio como os dos outros. No meio da agitação emocional ou cruel luta crpo a corpo, ela permanece impermeável ao sentimento enquanto observa, qualifica e analisa o que está acontecendo, e decide o que fará depois.

No mundo competitivo, o arquétipo de Atenas tem indiscutível vantagem sobre o de Ártemis. A mulher tipo Ártemis tem objetivos e compete, mas não é encouraçada, como a deusa Ártemis, que usava uma túnica curta. Se o arquétipo da mulher é Ártemis em vez de Atenas, ela é pessoalmente atingida por qualquer hostilidade ou decepção inesperada. Pode ficar ferida ou insultada, e pode tornar-se emotiva e menos efetiva. Na mesma situação, Atenas avalia friamente o que está acontecendo.

Cultivando Atenas

As mulheres que não são por natureza como Atenas podem cultivar esse arquétipo através da educação ou trabalho. A educação requer o desenvolvimento das qualidades de Atenas. Quando a mulher leva a sério a escola, ela desenvolve hábitos de estudos disciplinados. O trabalho tem efeito semelhante. Comportar-se “profissionalmente” implica que a mulher seja objetiva, impessoal e habilidosa.

Toda instrução estimula o desenvolvimento desse arquétipo. Aprender fatos objetivos, pensar claramente, preparar-se para os exames e fazer testes são todos exercícios que evocam Atenas.

A mulher tipo Atenas

Há certo tipo de mulher americana estável e sociável que parece personificar melhor Atenas em sua aparência do dia-a-dia. Ela é prática, descomplicada, não inibida e segura, alguém que faz as coisas sem espalhafato. A mulher tipo Atenas tipicamente tem boa saúde, não tem conflitos mentais e é fisicamente ativa, conforme condiz com a identificação com Atenas.

Atenas criança

Uma criança tipo Atenas compartilha a capacidade de concentração de uma jovem Ártemis, à qual ela adiciona uma tendência decididamente intelectual. Qualquer que seja a idade, uma vez que tenha encontrado livros, provavelmente terá o “nariz metido num deles”. Quando não está lendo, está seguindo os passos de seu pai, perguntando: “Papai, por quê?” ou “Papai, como funciona isso?” Ela usualmente não pergunta “Mamãe, por quê?” – a menos que tenha mãe tipo Atenas, que lhe dê as respostas lógicas que ela busca. A garota Atenas é curiosa, busca informações, quer saber como funciona as coisas.

Os pais

Quando uma filha tipo Atenas cresce como criança predileta de um pai bem sucedido, que tem orgulho de que ela “é como ele”, este ajuda a desenvolver suas tendências naturais. Quando seu ídolo lhe dá a benção, a confiança em suas habilidades é seu direito inato. Tal filha cresce segura e sem conflitos quanto ao ser brilhante e ambiciosa. Como adulta, ela então pode estar à vontade exercendo seu poder, autoridade e demonstrando suas capacidades.

Mas nem todas as mulheres tipo Atenas têm um pai tipo Zeus, que as favoreça. Quando elas não o têm, fica faltando um ingrediente essencial para o desenvolvimento. Como resultado, ela pode crescer sentindo que não é aceita como ela é, e muitas vezes falta confiança em suas habilidades mesmo que não tenha sido desencorajada.

A menos que elas próprias sejam mulheres tipo Atenas, muitas mães de filhas tipo Atenas sentem-se não apreciadas, ou sentem como se suas filhas fossem de uma espécie completamente diferente.

Adolescência e juventude

As garotas tipo Atenas olham embaixo das capotas do carro. São daquelas que aprendem como consertar as coisas.

Muitas vezes, uma garota tipo Atenas pensa que “a maior parte das garotas são tolas ou idiotas”, expressando a mesma atitude que os meninos têm na pré-adolescência.

A jovem tipo Atenas pode levar vantagem nos trabalhos de costura, tecelagem ou renda feita a mão. O aspecto prático e uma apreciação pela qualidade a motivam a fazer suas próprias roupas.

Socialmente atentas, as garotas tipo Atenas extrovertidas usam seus poderes de observação, observando que usar, ou quais alianças sociais elas deveriam manter. Comentam sobre suas habilidades de competirem socialmente, de serem populares e não se envolverem emocionalmente.

As mulheres tipo Atenas planejam para o futuro. Muitas pensam consideravelmente naquilo que irão fazer após a escola secundária. Se tal mulher for financeiramente capaz de cursar faculdade, pensará sobre as que estarão disponíveis para ela, e sabiamente escolherá por si mesma.

O trabalho

A mulher tipo Atenas pretende fazer alguma coisa de si própria. Trabalha arduamente em direção àquele fim, aceita a realidade tal como ela é e se adapta. Portanto, os anos de idade adulta lhe são usualmente produtivos. No mundo do poder e da realização, seu uso da estratégia e do pensamento lógico mostra parentesco com Atenas. No lar, ela se sobressai nas artes domésticas, também domínio de Atenas, usando sua mente prática e olho estético para dirigir uma ordem doméstica eficiente.

Relacionamento com mulheres: distante ou evitado

A mulher tipo Atenas em geral tem falta de amigas íntimas, um padrão que deve ter sido observado na época da puberdade, quando ela não formava elos com os melhores amigos, ou até mesmo antes.

Além do mais, na mitologia grega, certa vez Atenas teve uma amiga que era como irmã, chamava Iodama ou Palas. As duas estavam envolvidas num jogo competitivo, terminando mortalmente quando a lança de Atenas acidentalmente atingiu e matou sua amiga. Uma versão da origem do nome “Palas Atenas” é o da homenagem à sua amiga. Como no mito, se a falta de empatia da jovem Atenas não mata seu potencial de amizade com outras jovens, sua necessidade de vencer pode fazê-lo.

A “irmandade”, portanto, é um conceito estranho a muitas mulheres tipo Atenas.

A mulher tipo Atenas está frequentemente zangada com a mulher que se queixa, mais do que com o homem contra o qual é feita a queixa. Ela pode culpar a vítima feminina de provocar o acontecimento. Ou, mais tipicamente, como a própria deusa, ela fica enraivecida porque a mulher tornaria pública uma ação que submete o homem à crítica.

Relacionamento com os homens: somente os heróis têm vez

A mulher tipo Atenas sente-se atraída pelos homens bem sucedidos. É atraída pelo poder, ou procura-o por si mesmo, muitas vezes com o auxílio de um mentor bem sucedido e mais velho ou, mais tradicionalmente, como companheira, esposa, secretária executiva, ou aliada de um homem ambicioso e capacitado.

As mulheres tipo Atenas são impacientes com os sonhadores, não se impressionam com homens que estão em busca de alguma coisa relativa a qualquer outro mundo e não simpatizam com homens que tem compaixão demasiada na hora de agir decisivamente. Não consideram como pessoas românticas os poetas que passam fome, nem são fascinadas por eternos adolescentes disfarçados de adultos. Para a mulher tipo Atenas “bom coração”, “neurótico”, ou “sensível” são adjetivos para descrever “os perdedores”. Em relação aos homens, somente os heróis tem vez. A mulher tipo Atenas usualmente escolhe o seu homem.

Sexualidade

A mulher tipo Atenas tem opinião própria e frequentemente não está a par de seu corpo. Considera o corpo uma parte utilitária de si mesma, e não toma consciência dele até que ele fique doente ou ferido.

Ela gosta de homens como amigos ou mentores, e não tanto como amantes. Como a mulher tipo Ártemis, ela precisa de Afrodite ou de Hera como arquétipos ativos para que a sexualidade se torne uma expressão de atração erótica ou compromisso emocional.

A mulher tipo Atenas frequentemente permanece celibatária por longos períodos na sua vida de adulta, enquanto enfoca seus esforços na carreira.

Casamento

É mais provável que o casamento da mulher Atenas seja mais uma parceria amistosa do que uma união apaixonada.

A comunicação entre a esposa tipo Atenas e seu marido sobre os acontecimentos é em geral excelente. Mas a comunicação a respeito dos sentimentos pode praticamente não existir, ou porque ele menospreza os sentimentos, como ela, ou porque aprendeu que ela não entende de sentimentos.

As mulheres tipo Hera e as mulheres tipo Atenas são atraídas por homens de poder e autoridade, como Zeus. Contudo, o que elas esperam dele e a natureza da relação que cada uma tem com ele é amplamente diferente. A mulher tipo Hera transforma o homem num deus pessoal, responsável por satisfaze-la – o afeto que ela sente por ele é uma conexão profunda, instintiva. Quando informada de que ele é infiel, sente mágoa no coração e se enraivece com a outra mulher, que assume grande importância aos seus olhos. Em contraste, a mulher tipo Atenas é praticamente impermeável ao ciúme sexual. Ela vê seu casamento como uma associação mútua vantajosa. Usualmente dá e espera lealdade, que ela pode não equacionar com fidelidade sexual. Também acha difícil acreditar que será substituída por uma atração passageira.

Quando a decisão do divórcio é tomada pela mulher tipo Atenas, ela é capaz de repelir um marido por quem é “bastante apaixonada” com relativamente pouca emoção ou pesar.

Filhos

Como mãe, a mulher tipo Atenas não vê a hora de seus filhos chegarem à idade em que ela poderá falar com eles, juntos fazerem projetos, e leva-los a ver o que há para ser visto. Ela possui dificuldade em lidar com filhos e filhas que são facilmente tocados pelos sentimentos

Meia idade

Frequentemente a mulher tipo Atenas acha que a meia-idade é a melhor época de sua vida. Com sua habilidade de ver as coisas como elas são, ela raramente tem ilusões a serem desencantadas. Se tudo sai de acordo com o plano, sua vida desenvolve-se de maneira ordenada.

A velhice

A mulher tipo Atenas muda muito pouco durante décadas. Ela permanece pela vida afora uma mulher ativa, prática, que põe a mão a obra, primeiro no lar e no trabalho, e depois muitas vezes como voluntária na comunidade.

Dificuldade psicológicas

A mulher tipo Atenas racional nunca perde a cabeça, coração ou autocontrole. Ela vive o meio termo ideal e não é esmagada pela emoção ou pelos sentimentos irracionais. Muitas das outras deusas (exceto Héstia) desencadearam suas emoções nos outros e causaram sofrimentos, ou foram vitimadas e sofreram. As mulheres que são como elas têm da mesma forma potencial para causarem sofrimento ou para sofrerem. Atenas é diferente: é invulnerável, indiferente às emoções irracionais ou opressivas, e suas ações são mais deliberadas que impulsivas. Desde que a mulher que se assemelha a Atenas compartilha seus atributos, ela também não se torna vítima dos outros e nem de suas próprias emoções. Seus problemas originam-se de seus próprios traços de temperamento, por usar a “égide e couraça” psicologicamente. O desenvolvimento unilateral pode desliga-la dos aspectos de si mesma que necessitam crescer.

O efeito medusa

A mulher tipo Atenas tem habilidade para intimidar os outros e afastar a espontaneidade, a vitalidade e a criatividade das pessoas que não são como ela. Este é seu efeito medusa.

Em seu peitoral, a deusa Atenas usava um símbolo de seu poder – a égide, uma pele de cabra decorada com a cabeça de Górgona, a cabeça da medusa. Esta era um monstro com serpentes ao invés de cabelos, cuja a aparência terrível transformava em pedra qualquer pessoa que olhasse para ela. A Górgona é também um aspecto da mulher tipo Atenas. Metaforicamente, ela também tem o poder de desvitalizar a experiência dos outros, de esfriar a conversa e transformar uma relação num quadro estático.

Frequentemente a mulher tipo Atenas que está provocando o efeito medusa é inconsciente do seu poder negativo. Não é sua intenção aterrorizar e intimidar. Ela está simplesmente fazendo bem o seu trabalho, enquanto ela o vê – coligindo os fatos, examinando as premissas, desafiando como o material é estruturado e mantido pela evidência.

Se for assombrada pelo feito medusa nos outros, a mulher tipo Atenas faria melhor se lembrasse que a couraça da Górgona era alguma coisa que Atenas vestia e que poderia tirar. Da mesma forma, se a mulher tipo Atenas “tira sua couraça e seu escudo”, ela não mais terá o efeito medusa. Seu efeito medusa acaba quando ela não mais de pões a julgar os outros, interiormente clamando autoridade para validar ou invalidar o modo como as outras pessoas sentem ou pensam que vivem. Quando ela se torna ciente de que tem alguma coisa a aprender com as outras pessoas e a compartilhar com elas, e portanto é envolvida como uma igual, ela terá mudado sua couraça de Górgona e seu efeito medusa.

Astúcia: “faça o que funciona”

Ela pode se tornar astuciosa ou inescrupulosa para alcançar seus objetivos ou derrotar suas rivais. Não dizia respeito à deusa perguntar: “isto é integro?”, ou “isto é moral?” O que importava é se a coisa era uma estratégia efetiva.

Caminhos para o crescimento

Crescer além das limitações de uma deusa através do cultivo de outras é possibilidade que todos os tipos de deusa compartilham. Mas a mulher tipo Atenas tem diversas direções específicas que ela pode considerar.

Voltar-se para o interior

Quando compreende quão totalmente consumidor é seu trabalho e sente necessidade de mais equilíbrio, Atenas, como deusa das artes, proporciona direção psicológica para afastar a mente dos negócios.

Recuperar a criança

A deusa Atenas nunca foi criança: nasceu já como adulta. Essa metáfora não está muito longe da verdadeira experiência da mulher tipo Atenas.

Para recuperar a criança, a mulher tipo Atenas deve parar de abordar novas experiências como o faria um “adulto sensato”, modo que ela usa desde criança. Ao contrário, precisa abordar a vida como se ela fosse uma criança estarrecida e tudo fosse novo e ainda por ser descoberto. Quando uma criança está fascinada por uma coisa nova, ela capta tudo. Ao contrário de Atenas, ela não tem noção preconcebida do que isso seria, não é cética, e não põe rótulos velhos e familiares na experiência e depois a arquiva.

Descobrir a mãe

Metaforicamente as mulheres tipo Atenas são órfãs de mãe de muitos modos; elas precisam descobrir a mãe e valoriza-la, e se permitirem ser mimadas.

É útil para a mulher tipo Atenas aprender que os valores femininos matriarcais, que existiram antes que a mitologia grega assumisse a sua forma presente, foram absorvidos pela cultura patriarcal que ainda hoje prevalece. Uma vez que a mulher tipo Atenas mude seu modo de pensar, seu relacionamento com as pessoas também pode mudar.

Deixe um comentário