Aconteceu em Junho de 2013

E conversando...

 

 

No dia 17/06 discutimos  os benefícios de uma comunicação mais eficiente com os filhos.  Através da troca de opiniões e experiências, falamos do papel formador que tem a comunicação verbal/não verbal, objetiva/subjetiva na formação da criança e do adolescente, seja para sua auto percepção, seja para a percepção e avaliação de seu meio social.

Foi destacado na discussão o papel mediador de pais e educadores,  que pode facilitar ou dificultar a interação comunicativa com seus filhos.

Algo se torna relevante: comunicar positivamente exige atenção e disponibilidade para que se perceba o que a criança e/ou o adolescente “disse com o que quis dizer” (em sua ação ou palavra). Essa atenção e disposição dos pais ocorre gradativamente e, em paralelo com o desenvolvimento de seus filhos,  ficará  prejudicada se houver  apenas a comunicação irrefletida, impulsiva (muitas vezes mais fácil, pois está “na ponta da língua” e do “inconsciente”), sendo facilmente acessada através de padrões familiares e antigos que, muitas vezes, não devem ser  mantidos e, de certa forma, perpetuados.

Por tudo isto, vale sempre a pena, investir em formas mais eficientes e positivas de se comunicar com o filhos, mesmo os adolescentes, também desejosos de serem ouvidos e entendidos.

Como faz parte da proposta do Clube de Pais, sempre há indicação de uma leitura que possa aprofundar a reflexão sobre o tema do encontro trazido na Ciranda.

Escolhemos o livro da psicóloga Maria Tereza  Maldonado, especialista em casais e famílias:

“ Comunicação entre pais e filhos – como lidar e agir no dia- a dia das relações familiares”.

Boa leitura!

 

Esperamos você no próximo encontro do Clube de pais que acontecerá em agosto com o tema:

“COMO A CRIANÇA APRENDE”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s