PROJETO VIDA ATIVA

Parceria com a Associação Vem Ser

O número de idosos com a doença de Alzheimer é cada vez maior, sentimos então a necessidade de criar e implantar um projeto psicomotor para idosos com foco em atividades para estimular o cérebro.
Estima-se que no Brasil há 1 milhão e 200 mil pessoas com a doença. O número de pacientes no mundo é estimado em 35,6 milhões, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
Em razão do envelhecimento da população global, esses números aumentarão significativamente. Em 2030 é de 65,7 milhões e em 2050 é de 115,4 milhões de portadores, sendo que dois terços em países em desenvolvimento.
Segundo as pesquisas, após 65 anos o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. As mulheres parecem ter um risco maior para o desenvolvimento da doença, mas talvez isto aconteça pelo fato de viverem mais que os homens.
Os familiares de pacientes com Alzheimer têm risco maior de desenvolver a doença no futuro, comparados com indivíduos sem histórico familiar. No entanto, isso não quer dizer que a doença seja hereditária.
Estudos apontam que hábitos podem ser desenvolvidos e controlados retardando o aparecimento da doença. Pessoas com histórico de complexa atividade intelectual e alta escolaridade tendem a desenvolver os sintomas da doença em um estágio mais avançado da atrofia cerebral, pois é necessária uma maior perda de neurônios para que os sintomas da demência comecem a aparecer. Por isso, uma maneira de retardar o processo da doença é a estimulação cognitiva constante e diversificada ao longo da vida.
São considerados fatores de risco: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Há evidências científicas que indicam que atividades de estimulação cognitiva, social e física beneficiam a manutenção de habilidades preservadas e favorecem a funcionalidade.
O treinamento das funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, orientação e a utilização de estratégias são muito úteis para investimento em qualidade de vida e estimulação cognitiva.

Entre em contato conosco e conheça o projeto.

PROPOSTA
• • •
Através de uma visão integral sobre o indivíduo, é fundamental a atenção aos aspectos motores, sociais, emocionais e cognitivos respeitando as condições, ritmo, necessidades e possibilidades de cada idoso, procurando oferecer estímulos globais apropriados para uma melhor qualidade de vida.
Um idoso assistido e estimulado através de propostas adequadas, pode ter uma vida ativa, utilizando sua capacidade de maneira mais ampla, sentindo-se mais seguro e confiante.
O programa oferece uma proposta criteriosa e abrangente, atingindo aspectos psicomotores, sócio afetivos, cognitivos e linguísticos.

PALESTRA GRATUITA E AULA ABERTA
DIA 15/04/2016 – SEXTA FEIRA
14HS
INSCREVA-SE!!
Tel (11) 5572-7409
email: matprima@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s